O Desafio da Juventude

Por Daisaku Ikeda

Momento a momento, dia após dia, a juventude é uma época de rápidas mudanças. Pode também ser uma época de confusão. Um jovem pode sentir como se estivesse sozinho em meio ao deserto ou num campo de batalha. Algumas vezes poderá pensar que não pode confiar em ninguém, que ninguém o ama ou mesmo que não há razão para viver.

Provavelmente, as notas na escola ou universidade não são os seus únicos problemas. Poderá haver problemas em casa, com a saúde, de ordem financeira, com relação ao sexo oposto, as amizades ou como se sente sobre si mesmo. Certos momentos, poderá sentir-se confiante e imbatível e no momento seguinte estar completamente inseguro, frustrado ou apático.

Um jovem poderá fazer questões fundamentais sobre si mesmo, sobre a sua identidade: Quem sou eu ? O que devo fazer com a minha vida ? É muito natural sentir-se inseguro sobre qual o melhor caminho a ser seguido. Caso ainda não tenha decidido o curso do seu futuro, somente concentre suas energias no que está realizando agora e gradualmente todo o seu potencial irá emergir.

15.jpg (18323 bytes)
Daisaku Ikeda é pacifista, escritor, filósofo, fotógrafo e poeta.  Também conhecido como "Embaixador da Paz", é presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), uma ONG, com base budista,   filiada às Nações Unidas, que atua nas áreas da cultura, educação, paz, meio-ambiente, desarmamento nuclear e apoio a refugiados de guerra.

O ponto mais importante é não desistir quando se é jovem, devido a negatividade ou cinismo. Não se compare aos outros. Seja sincero consigo mesmo e busque nutrir e sentir-se feliz com a sua própria e insubstituível vida. Mesmo que seja caçoado em certas ocasiões ou alguém o despreze, continue caminhando firme e nunca deixe a si mesmo ser derrotado.

Estabelecer objetivos é uma boa idéia. Mesmo para aquele jovem com tendência de somente manter sua determinação por um ou dois dias, somente renove-a constantemente. Por exemplo, quando se está estudando poderá surgir o pensamento: "Eu não aguento mais, quero sair". Neste instante, surge o desafio de continuar se esforçando mesmo que por mais cinco minutos. As pessoas que perseveram, mesmo que um pouco, irão alcançar um grandes vitórias em suas vidas.

A juventude é a época de solidificar a base da vida. Não é possível construir um arranha-céu sem que haja uma base sólida e segura. Da mesma forma, aquele que negligencia os estudos e se esquiva dos trabalhos árduos enquanto é jovem, não poderá edificar para si mesmo um grande futuro.

Uma vida fácil e cômoda - onde tudo flui da forma mais conveniente – pode parecer ótima, mas não irá proporcionar as circunstâncias para que se possa polir o caráter. Caso isto ocorra, muitos se tornarão mimados – tornando-se pessoas que não pensam no próximo e que se tornam inúteis nos momentos de dificuldade.

Um jovem não deve sentir-se desafortunado, caso os seus pais sejam pobres, sem instrução ou estejam sempre brigando um com o outro. Na verdade, esta é uma verdadeira situação do cotidiano que estimula o nosso desenvolvimento como ser humano. Alguns jovens podem pensar que seria melhor ter nascido numa família rica e bem-sucedida. Mas, geralmente, os nascidos neste ambiente se transformam em autômatos bem-comportados, limitados pela formalidade, tradição e aparência. Assim, acabam sendo destituídos do genuína espontaneidade e calor humano.

Não existe tal coisa como uma vida cheia de brisas. Por esta razão, faça um favor a si mesmo e enfrente os mais difíceis desafios, para que se torne cada vez mais forte em sua juventude, enquanto se está saudável e cheio de vitalidade. Veja todas as dificuldades como a matéria-prima que irá capacitá-lo a desenvolver um coração magnânimo e o tornará uma pessoa sagaz e sólida.

Busque ser o mais ativo possível. Somente o ato de ser jovem é um tesouro mais valioso do que o poder ou a fama. Ser jovem é ter esperança, paixão e liberdade. Toda a sua vida está em suas mãos, repleta de possibilidades.

Ao invés de criar uma vida de páginas em branco, é melhor viver uma existência cravada com memórias de lutas e com as mais diversas experiências. Não criar nada. Não deixar para trás nenhum rastro e somente envelhecer e morrer. Este é um triste modo de se viver.

Não espere! Se tornem os atores principais do drama humano que ainda não foi descortinado. Construam a história. Mesmo que se sinta incapaz, que seja difícil acreditar em si mesmo. Por favor, não se deixe levar pela opinião alheia e abrace o que acredita ser verdadeiro. Busque acreditar em si mesmo.

Eu espero que os jovens desenvolvam um preciso poder de percepção, que os possibilite a quebrar a apatia e estagnação da sociedade em que vivem. Muitas pessoas são acomodadas e pensam: "Com tantas pessoas ao redor, com certeza, alguém irá fazer algo". Estas pessoas agem de forma covarde, pensando que tudo irá se resolver por si mesmo no final.

Por favor, desafie a injustiça e corrupção ao seu redor – brade e lute contra o autoritarismo e os abusos de poder. Confronte todas as situações com a pela força do seu caráter. Viva com honestidade, integridade e produza resultados. Estabeleça metas elevadas e lute para alcançar seus ideais de corpo e espírito.

Edward Whymper foi um jovem alpinista inglês que decidi escalar o impossível – o Matterhorn, nos Alpes.

Uma montanha que nunca havia sido escalada, Aos vinte e um anos, Whymper determinou ser vitorioso aonde ninguém jamais havia conseguido. Sua primeira tentativa falhou, mas ele não desistiu, e ano após ano tentou novamente. Numa tentativa, ele chegou a 430 metros do pico, mas escorregou e caiu de uma altura de sessenta metros, provocando sérios ferimentos. Em outra ocasião, uma avalanche o fez descer. Mesmo após sete tentativas, ele não se deu por derrotado. Assim, no dia 14 de julho de 1865, em sua oitava tentativa e aos vinte e cinco anos, ele finalmente alcançou o topo.

Como ele, ao se desafiar um grande objetivo, é preciso romper os próprios limites para que se alcance um inacreditável crescimento.

Tudo reverte para si mesmo. Eu espero que nenhum jovem fique aguardando que outro faça algo. Ao contrário, busque desenvolver um forte senso de responsabilidade que o faça levantar mesmo em meio as mais turbulentas tempestades e confiantemente proclame: "Eu o farei. Somente observe-me". Por favor, enfrente com sabedoria, força e coragem a realidade face-a-face. Desafie as circunstâncias que estão a sua frente.

Fonte: Mirror Weekly, 14 de dezembro de 1998

  Preciosa Colaboração de Charles Chigusa
e-mail: chigusacharles@hotmail.com

indice.jpg (3687 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas
http://www.maisbelashistoriasbudistas.com  e-mail: contato@maisbelashistoriasbudistas.com