O Mundo da SGI
Dinamarca

linazul1t.jpg (3128 bytes)

O Movimento Educacional Popular é profundamente enraizado na Dinamarca e dentre aqueles que passaram por este sistema de aprendizagem, esta o atual responsável da SGI-Dinamarca, Masaaki Kamio. Em 13 de agosto de `1965, o jovem Kamio desembarcou em território dinamarquês, decidido começar a propagar o budismo de Nitiren Daishonin. Sem nenhum dinheiro, mas cheio de esperança, ele foi capaz de achar um serviço em uma fazenda. Apesar de ter completado 21 anos, ele iniciou seus estudos numa escola primária, junto com diversas crianças e no ano de 1967, ele ingressou na Escola Popular Askov, onde encontrou-se com Jan Moller, o primeiro dinamarquês a praticar o budismo de Nitiren Daishonin.

Impressionado pela lógica da filosofia budista, ele decidiu iniciar a prática e no ano de 1974, foi fundado o primeiro distrito no país. Atualmente, existem cerca de 400 membros em cinco distritos, e as reuniões são realizadas em sete cidades diferentes. O ano de 1999, foi realizado o Curso de Verão, onde os membros de todo o país se encontraram na mesma escola que o jovem Kamio havia estudado, a Escola Popular Askov, sob o tema "Criando Esperança Através da Ação e do Diálogo".

As mulheres desempenham um papel importante na sociedade dinamarquesa e para muitas delas que são membros da SGI, o budismo proporciona esperança e coragem, além do companheirismo e amizade. O ênfase no papel do indivíduo na transformação do meio-ambiente, ao invés, da imposição de um sistema moral é o ponto que mais atrai o povo dinamarquês para a prática do budismo.

Da mesma forma, o Movimento Educacional Popular enfatiza a auto-motivação para o desenvolvimento pessoal. O educador N.F.S. Grundtvig (1783-1872), que era também um integrante do parlamento local, proclamou a necessidade de educar toda a população, para que o país pudesse se tornar uma verdadeira democracia. O seu discípulo Christen Kold (1816-1870) fundou uma escola para adultos no ano de 1851, e apesar da falta de uma educação formal, as pessoas puderam aprender sobre a vida, a cultura e a sociedade dinamarquesa. Além disso, ele criou uma universidade aberta, na qual as pessoas de diversos níveis sociais pudessem se encontrar e dialogar. Esta idéia se espalhou por todo o país e atualmente existem cerca de 96 escolas que seguem este sistema educacional.

Embora existam escolas com diferentes perspectivas políticas ou religiosas, o espírito em comum de todas elas está no estabelecimento de uma sociedade democrática baseada no diálogo. Por esta razão, há uma forte tradição no diálogo que permeia todos os níveis da sociedade dinamarquesa. Paralelamente, o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguchi, estabeleceu um sistema educacional parecido com ênfase na educação das pessoas comuns visando uma sociedade pacífica e democrática.

Como forma de promover o diálogo, foi inaugurada a mostra "Paz Através da Educação", em setembro de 1999, divulgando a pedagogia de ensino de Makiguchi e seus paralelos com o Movimento Popular. Esta exibição teve um grande apoio por parte de educadores dinamarqueses e a organização local vêm promovendo diversas atividades com o objetivo de divulgar os ideais da SGI dentro da sociedade.


Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão

linazul1t.jpg (3128 bytes)

indice.jpg (3687 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/
e-mail:  contato@maisbelashistoriasbudistas.com