No Gohonzon transcrito por Nitikan Shonin, os Dez Mundos estão representados em dois grupos: os Quatro Caminhos Nobres (estado de Buda, Bodhisattva, Absorção e Erudição) e os seis Caminhos Inferiores (Alegria, Tranqüilidade, Ira, Animalidade, Fome e Inferno).Nesse Gohonzon, os Quatro Caminhos Nobres estão representados pelo Buda Sakyamuni (número 8) e o Buda Taho (número 9), os dois representantes do mundo do estado de Buda, e pelos quatro líderes dos Bodhisattvas da Terra Jogyo (número 10), Muhengyo (número 11), Anryugyo (número 6) e Jyogyo (número 7).
Os Seis Caminhos Inferiores estão representados por figuras indicando os estados de Alegria, Animalidade e Fome. O estado de Alegria, por exemplo, é indicado pelos Quatro Grandes Reis Celestiais Grande Rei Celestial Ouvidor de Muitos Ensinos (número 4), Grande Rei Celestial Defensor da Nação (número 13), Grande Rei Celestial da Ascenção e do Progresso (número 27), Grande Rei Celestial de Ampla Visão (número 33) e o Grande Rei Celestial do Sol (número 20), Grande Rei Celestial da Lua (número 16), Grande Rei Celestial das Estrelas (número 15) e o Rei Demônio do Sexto Céu (número 19).
O estado de Animalidade está representado pelos Oito Grandes Reis-Dragões (número 22), e o da Fome pelo Demônio Feminino Kishimojin (número 25) e suas Dez Filhas (número 24).
Outros Caracteres
Tientai (número 26) e Dengyo (número 23) representam aqueles que transmitiram a verdadeira linhagem do budismo no passado.
Os deuses nativos da Índia, o Grande Rei Celestial Indra (número 17) e o Grande Rei Celestial Brahma (número 18), estão personificados no Gohonzon como deuses budistas. Estão também igualmente representados os deuses nativos do Japão a Deusa do Sol (número 31) e o Grande Bodhisattva Hatiman (número 28).
Dois nomes estão escritos em sânscrito medieval, ou siddham: o da divindade budista Ragaraja (número 14), que representa o princípio de desejos mundanos são a própria iluminação, e o a divindade budista Achala (número 21), que representa o princípio de os sofrimentos de nascimento e morte são nirvana.
Inscrita no Gohonzon também está a seguinte declaração de Nitiren Daishonin: "Nunca, nos 2.230 anos desde o falecimento do Buda, este grande mandala apareceu no mundo"(número 32).
Ilustrando a lei de causalidade no Gohonzon estão os dois votos budistas: "Aqueles que fazem oferecimentos acumularão boa sorte superior a dos dez títulos honoríficos (do Buda)" (número 5) e "Aqueles que atormentam e prejudicam (os praticantes da Lei) terão a cabeça partida em sete pedaços" (número 12).
Disposição gráfica dos caracteres do Gohonzon
A disposição gráfica dos caracteres no Gohonzon está embasada na Cerimônia do Ar descrita no Sutra de Lótus. O décimo primeiro capítulo, Torre de Tesouro, descreve o aparecimento de uma torre magnífica: "Nesse momento, na presença do Buda, uma torre adornada com sete tesouros, de quinhentos yojana de altura e duzentos e cinqüenta yojana de largura e profundidade, emerge da terra e é suspensa no ar". (The Lotus Sutra, pág.170).
Afirma-se que um yojana corresponda a distância que o exército real podia marchar em um dia. De acordo com uma outra interpretação, quinhentos yojana equivaleria ao raio da Terra.
Quando surgiu pela primeira vez, a Torre de Tesouro estava fechada. Porém, Sakyamuni a abriu quando o Buda Taho, que apareceu sentado na torre para validar os ensinos de Sakyamuni, o convida para se sentar-se junto a ele. É dessa forma que a Cerimônia do Ar tem início.
Referindo-se à Torre de Tesouro, o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, disse certa ocasião: "Dentro de nós existe um magnífico estado de vida que está muito além da nossa imaginação e que não podemos expressar com palavras. Essa condição de vida é chamada de estado de Buda. No entanto, podemos manifestá-la concretamente em nossa vida. A cerimônia descrita no capítulo "Torre de Tesouro", mostra que podemos manifestar a natureza de Buda que se encontra latente em nós. Em outras palavras, o surgimento da Torre de Tesouro é uma metáfora que ilustra a magnífica natureza de Buda em nossa vida. No Sutra de Lótus, a abertura das portas da Torre de Tesouro representa a transição de uma explicação teórica do estado de Buda como um potencial para a manifestação real da natureza de Buda inata em cada pessoa.
No Gohonzon, a inscrição "Nam-myoho-rengue-kyo-Nitiren" corresponde à Torre de Tesouro. O Buda Sakyamuni e o Buda Taho estão sentados na torre de frente para a audiência. Os demais bodhisattvas, divindades e outros seres estão de frente para esses dois budas. Na Índia, as pessoas importantes geralmente sentam-s do lado direito. O fato de Sakyamuni estar localizado à esquerda da inscrição "Nam-myoho-rengue-kyo-Nitiren" quando olhamos o Gohonzon, e o Bodhisattva Jogyo (o líder dos bodhisattvas da Terra) encontrar-se à direita, significa que Sakyamuni está dentro da Torre de Tesouro olhando para o exterior e o Bodhisattva Jogyo está diante dele.
O diagrama do Gohonzon que aparece publicado juntamente com este artigo ajudará a todos a observar a posição e a entender o significado de cada inscrição transcrita por Nitikan Shonin. A expectativa é a de que a explicação gráfica dos componentes do Gohonzon ajude a todos a captar o significado da mensagem de Nitiren Daishonin para toda a humanidade a de que cada indivíduo é potencialmente um buda e que todos podem atingir o estado de Buda por meio da fé no Gohonzon.
Podemos comparar a imagem gráfica do Gohonzon com a nossa própria vida. Vivendo na era maléfica e impura dos Últimos Dias da Lei, a nossa vida pode ser facilmente dominada pelas condições inferiores, tais como os estados de Ira e de Animalidade. Quando isso acontece é como se colocássemos esses mundos no centro em vez de o Nam-myoho-rengue-kyo.
A nossa vida é exatamente como a Torre de Tesouro. Porém, ela pode encontrar-se fechada e enterrada nas profundezas da ilusão. Portanto, o nosso desafio é extrair a Torre de Tesouro que se encontra escondida nas profundezas de nossa escuridão fundamental, abrí-la e estabelecer o Nam-myoho-rengue-kyo no centro da nossa vida. Dessa forma, iluminando nossas condições inferiores, colocamos cada uma delas em seus devidos lugares.
O poder da fé e a prática para si e para os outros são o que torna isso possível. Devemos desafiar a dar continuidade em nossa prática ao Gohonzon com a firme convicção em sua mensagem de que estamos inerentemente dotados com o supremo tesouro. Dessa forma, podemos estabelecer o estado de Buda como a condição básica da nossa vida, tal como está exemplificado na disposição gráfica dos caracteres do Gohonzon.
O Gohonzon transcrito por Nitikan Shonin
Diagrama do Gohonzon transcrito pelo Sumo Prelado Nitikan Shonin
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