O Mundo da SGI
Malásia

linazul1t.jpg (3128 bytes)

A Malásia é um país rico pela diversidade cultural e beleza natural. Em 1963, se tornou uma nação independente, consistindo de treze Estados e três territórios. O país consiste de uma península situada no Sudeste Asiático e dos Estados de Sabah e Sarawak que ocupam o norte da ilha de Kalimantan, separadas entre si pelo Mar da China.

O país consiste de três grupos étnicos principais, sendo o malaios o grupo predominante, seguidos pelos chineses e indianos. Embora a religião muçulmana seja oficial, a liberdade religiosa é garantida pela Constituição. Assim, é comum a existência pacifíca de mesquitas islâmicas, templos budistas ou hindus e igrejas cristãs em todo o território. Desta forma, a Malásia se tornou um exemplo de tolerância e cooperação mútua entre diferentes povos.

O movimento da Soka Gakkai Malásia (SGM) teve início na década de 60, quando os primeiros praticantes do budismo de Nitiren surgiram na ilha de Penang e na cidade de Klang, situada a 20 quilometros da capital, Kuala Lumpur. A organização foi estabelecida oficialmente em 1984 e hoje conta com cerca de 50 mil membros em toda a nação. Os membros da SGM conduzem diversas atividades sociais que são reconhecidas pela população local. Desde 1985, são realizadas diversos festivais culturais com fins beneficentes, na qual são direcionados para instituições educacionais e voltadas para o bem-estar da comunidade.

Os jovens mantêm uma atuação fundamental neste processo e cerca de 5 mil membros participaram na abertura dos Jogos da Comunidade Britânica (Commonwealth) realizada em 1998. Além disso, a SGM estabeleceu um jardim de infância e promove constantes seminários e palestras voltadas para o bem-estar social. Low Hop Bing, Juiz da Suprema Corte da Malásia, iniciou sua prática através dos esforços da sua esposa e declarou numa entrevista em 1995: "A Lei não pode libertar uma pessoa do sofrimento causado pelo seu carma. Por exemplo, a Lei somente pode resolver o problema legal de um casal que está buscando o divórcio, mas não é capaz de mudar o carma negativo existente na vida deste casal. Entretanto, o Budismo ensina o como controlar e conduzir nossas vidas através da manifestação do nosso poder interior por meio da prática budista."

Desta forma, os membros da Malásia lutam de forma paralela em prol da felicidade pessoal e da nação conduzindo projetos que buscam o aperfeiçoamento da qualidade de vida de todos os cidadãos.

Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão

linazul1t.jpg (3128 bytes)

indice.jpg (3687 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/
e-mail:  contato@maisbelashistoriasbudistas.com