Uma esposa e mãe que era irmã em primeiro lugar
[Uma Mulher Inteligente]


Certa vez , uns bandidos roubaram uma vila e em seguida escaparam para dentro de uma densa floresta. Alguns homens da vila os perseguiram, circundando a floresta à procura dos ladrões, mas não os encontraram.

Quando eles saíram da floresta viram três agricultores arando em seus campos. Imediatamente eles os capturaram dizendo-lhes: “Aha! seus bandidos, fingindo-se de inocentes agricultores interessados apenas em arar? Venham conosco para o rei, seus ladrões!” Eles os amarraram e os levaram como prisioneiros para o rei. Este os mandou trancar no calabouço do palácio. 

Então, uma mulher começou a ir para o pátio do palácio. Por muitos dias ela vinha e chorava, como se em lamento.

Um dia o rei a ouviu chorar e a convidou para entrar no palácio. Ele perguntou  por que ela estava chorando, e ela disse: “Eu ouvi falar que meu marido, filho e irmão, todos estão seus prisioneiros, meu senhor.”

O rei mandou trazer do calabouço os três homens. Sendo um generoso soberano, ele disse para a mulher, “Vou lhe dar um destes três. Qual deles você escolhe?”

A mulher perguntou, “Não poderia dar-me os três, meu senhor?” O rei respondeu, “Não, não posso.”

Após considerar cuidadosamente, ela disse, “Já que não pode me dar todos os três, então dê-me meu irmão, oh senhor rei.”

O rei ficou surpreso pela escolha dela, e disse, “Você poderia ter escolhido seu marido ou filho. Por que quereria seu irmão ao invés deles?”

A esperta mulher respondeu, “Oh meu senhor, quando eu for pela estrada, poderia ser fácil encontrar um novo marido e então eu também poderia facilmente ter outro filho. Um marido ou um filho é fácil encontrar neste mundo. Porém, uma vez que meus pais já morreram, eu não poderia jamais ter outro irmão!”

O rei ficou impressionado pela inteligência e pela habilidade de pensar mostradas por esta simples mulher. Alguns dos seus próprios ministros não chegavam nem perto dela em inteligência! Então ele decidiu recompensá-la, dizendo-lhe, “Vou devolver todos os três para você – seu irmão, marido e filho.”

A tradução deste texto é uma preciosa colaboração de 
Teresinha Medeiros dos Santos - Felppondd@aol.com 
Com ilustração de Sandro Neto Ribeiro contato@maisbelashistoriasbudistas.com 
Referências  bibliográficas


Clique aqui para voltar ao Índice

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com
e-mail: contato@maisbelashistoriasbudistas.com