O Mundo da SGI
Da Desintegração à Harmonia

linazul1t.jpg (3128 bytes)

Jasmina Tumpej encontrou com o Budismo de Nitiren Daishonin pela primeira vez quando estudava psicologia em Londres no ano de 1980. Ao ouvir sobre uma religião que poderia melhorar a sua qualidade de vida, ela decidiu começar a recitar o daimoku. Logo no ano seguinte, durante uma estada de nove meses em sua terra natal – Belgrado, capital da Iugoslávia – ela converteu sua mãe ao Budismo e consagrou o Gohonzon em sua casa. Em seguida, retornou para Londres, onde passou os três anos seguintes aprendendo mais sobre o budismo.

Em 1983, Jasmina retornou para Belgrado. Ela estava determinada a plantar as sementes do budismo em sua terra natal e começou a realizar pequenas reuniões de palestra em sua casa. Eventualmente, um velho amigo Dusan Knezevic também recebeu o Gohonzon em 1986, após três anos de prática provisória. Desta forma, Jasmina eDsan iniciaram a tradução das escrituras de Nitiren Daishonin e outras publicações da SGI do inglês para a língua sérvia.

No outono de 1983, Jasmina e sua família mudaram para Ljubljana, atual capital da Eslovênia. Em 1985, foi realizada a primeira reunião geral, com a participação de membros residentes em Zagreb, atual capital da Croácia e Belgrado.

Jasmina e Dusan estão orgulhosos do fato que na Eslovênia e Iugoslávia as sementes do budismo começaram a brotar. Cerca de 60 membros e amigos participam atualmente das reuniões de palestra e estudam o budismo de Nitiren Daishonin. A tradução sérvia das Explanações dos capítulos Hoben e Juryo do Sutra de Lótus está em seu acabamento final. Na Eslovênia, cerca de 20 membros patrocinaram o encontro Adriático com a presença de membros da Áustria e Itália.

Com a queda do muro de Berlim em 1989, houve uma desintegração da antiga Iugoslávia. Eslovênia, Croácia e Macedônia se declararam independentes. Uma guerra civil teve início na Bósnia separando familiares e amigos e os membros da SGI ficaram isolados uns dos outros, pois não era mais possível viajar entre Belgrado e Zagreb eLjubljana.

Olivera Savanovic havia mudado da Bósnia para Paris aos três anos de idade e começou a praticar o budismo em 1988. Ela casou-se com um compatriota bósnio e decidiram mudar para Belgrado em 1994, para iniciarem uma nova vida. As dificuldades foram inúmeras pois devido as sanções econômicas o país estava passando uma grave situação sócio-política-econômica.

Mas, para Olivera, os anos em que praticou o budismo a prepararam para sobrepujar todos os obstáculos que porventura surgirem. Em 1997, no curso de treinamento da SGI-Europa, realizado na França, ela decidu mudar sua vida. Começou a se empenhar mais nas atividades budistas e colocar em prática as orientações do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, com ênfase no papel da mulher dentro da família. Assim, recentemente, ela conseguiu superar adquirir uma nova casa com o objetivo de torná-la o foco das atividades da SGI local.

Slavica Basic, ex-professora de filosofia na Bósnia, começou a praticar o budismo em 1990. Sua determinação maior era de mudar sua atitude perante a vida, desde que ela tinha a tendência de "ir com a maré"e optar pelo caminho mais fácil. Então, em abril de 1992, ela e seu filho foram para Belgrado, e foram impedidos de voltar para casa devido a eclosão da guerra civil. Após mudar de residência por mais de 20 vezes e ter fazer inúmeros trabalhos temporários, Slavica conseguiu se estabelecer na nova cidade.

Olhando para atrás, ela recorda que devido sua firme decisão de permanecer no país, ao invés de emigrar para o Ocidente, a fizeram desafiar as circunstâncias. "Recitar o daimoku me fez sentir em casa de qualquer forma. Eu realmente sinto que através da prática, eu não sou uma pessoa que se deixa levar pelo ambiente".

Os membros da SGI na ex-Iugoslávia estão empenhados a transformar a energia que dividiu o país em uma nova energia que busque a harmonia entre os diferentes povos e propagar os ensinos do budismo para que consigam alcançar este objetivo em sua nação.

Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão

linazul1t.jpg (3128 bytes)

indice.jpg (3687 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/
e-mail:  contato@maisbelashistoriasbudistas.com