No salão do culto no templo, havia uma estátua do Bodhisattva Kokuzo (em sânscrito, Akasagarbha). Desde os doze anos Nitiren Daishonin estudou e meditou. Mais tarde ele escreveu sobre aquela época: "Procurando a verdade desde a minha infância, aos doze anos orei ao Bodhisattva Kokuzo para tornar-me o homem mais sábio do Japão''.

 Nitiren Daishonin ora ao bodhisattva Kokuzo


Ele acrescentou que o Bodhisattva Kokuzo concedeu-lhe "uma jóia da sabedoria'', isto é, ele despertou para a realidade máxima da vida e do universo.
 
Para revelar esta iluminação às pessoas dos Últimos Dias de Lei, ele tinha que sistematizar suas idéias. Quando estudava o Budismo, interessava-se principalmente na assombrosa variedade de seitas budistas. Ele estava convicto de que deveria haver um entre todos os outros que representasse a mais elevada verdade.

 Nitiren Daishonin é ordenado com o nome de Zesho-bo Rentyo

Aos dezesseis anos, ele decidiu ordenar-se e adotou o nome de Zesho-bo Rentyo. Após algum tempo, despediu-se de seu educador Dozembo e partiu para Kamakura para aprofundar seus estudos.

Lá, ele analisou os ensinos das seitas Jodo e Zen. Porém, Kamakura era uma cidade nova com uma tradição budista limitada.

Após quatro anos de estudos  naquele local, retornou a Seityoji por um breve período em 1243 e no mesmo ano partiu novamente para o oeste do Japão. Desta vez ele foi ao Monte Hiei, o centro  da seita Tendai, e mais tarde ao Monte Koya, a sede da seita Shingon.

Esteve também em outros templos importantes da região de Kyoto e Nara. Após aproximadamente dez anos de estudos no Monte Hiei e outras localidades, ele concluiu que o verdadeiro ensino do Budismo encontravam-se no Sutra de Lótus.

Este representa o âmago da iluminação de Sakyamuni, e todos os outros sutras são meros expedientes que encaminham ao Sutra de Lótus.