Ele voltou ao Templo Seityoji em 1253, Ali, logo no início da manhã de 28 de abril, recitou o nam-myoho-rengue-kyo pela primeira vez, fornecendo desse modo a chave para todas as gerações futuras desvendarem o tesouro da iluminação oculto em seu coração.

Ele também mudou seu nome para Nitiren (Lótus do Sol)

Nitiren Daishonin ora o Nam-myoho-rengue-kyo pela primeira vez.

As doze horas do mesmo dia, ele expôs sua doutrina na presença de seu mestre, outros religiosos e pessoas que se reuniram em um dos jardins do templo. Esfregando o seu rosário de contas entre as palmas, ele orou Nam-myoho-rengue-kyo três vezes.
Declarou, então, que nenhum dos ensinos pré Sutra de Lótus revelavam a iluminação do Buda e que todas as seitas baseadas naqueles ensinos eram incorretas. Afirmou que o Sutra de Lótus é supremo e o Nam- Myoho-rengue-kyo é a essência deste, o único ensino que pode levar as pessoas dos Últimos Dias da Lei a atingirem a iluminação.
Poucos na audiência podiam entender o significado da primeira pregação de Daishonin. Entretanto, eles reagiram colericamente, pois parecia-lhes um ataque a suas próprias crenças religiosas. O lorde da área, Tojo Kaguenobu, seguidor devoto da seita Jodo ou Nembutsu, tomou medidas para que Daishonin fosse aprisionado.

Bonzos do Templo Seityoji se zangam

Embora Nitiren Daishonin tenha conseguido escapar desta tentativa, decidiu partir para Kamakura a fim de continuar a pregação. Antes de ir, contudo, visitou seus pais e os converteu à sua nova crença.
 
Em agosto de 1253, estabeleceu-se em uma pequena cabana localizada em Matsubagayatsu, na região sudeste de Kamakura. Naquela cabana e nas casas dos aliados, ele iniciou a propagação dos ensinos do Sutra de Lótus. Na ocasião, visitou templos na cidade a fim de debater com os sacerdotes chefes. Denunciou as crenças da seita Jodo, que ensina que a salvação pode ser obtida pela mera invocação do nome do Buda Amida. Atacou também a Zen pela sua rejeição aos sutras.

Nitiren Pregrando o Sutra de Lótus