Preceito Para os Jovens 
 

O QUE CONSTRÓI A NOVA ERA É A FORÇA E A PAIXÃO DOS JOVENS. 
 
Seguindo o Grande Budismo de Nitiren Daishonin, O Buda Original e salvador da humanidade, desejamos concretizar um mundo de paz através da força desta suprema religião, fazendo a revolução humana, salvando os infelizes e construindo a felicidade das pessoas. Este mesmo empreendimento foi executado no passado pelos seguidores de Sakyamuni. Atualmente, os discípulos de Nitiren Daishonin promovem-no intrépidos e valentemente. 
 

Os principais discípulos de Sakyamuni – Sharihotsu, Anan e outros – foram jovens. Entre os discípulos de Nitiren Daishonin, também existiu a força consolidada nos jovens. Por exemplo, Nikko Shonin era 24 anos, mais jovens que Nitiren Daishonin, assim como Nitiro era 21 anos mais novo. O budismo que avançou do oeste para o leste foi impulsionando pelos jovens. Da mesma forma,  o budismo de Nitiren Daishonin que segue do leste para o oeste, deve ser consolidado pelas mãos dos jovens. 
 

Nós, que respeitamos esta sublime organização da Soka Gakkai, seguindo a verdadeira religião a fim de transformar o sofrimento humano e concretizar a felicidade absoluta, devemos visar infalivelmente a realização do Kossen-rufu. Vocês devem possuir forte consciência deste objetivo, seguindo o mesmo caminho dos jovens discípulos de outrora, acalentando maior convicção e determinação. Se encontrarmos Sharihotsu e outros discípulos de Nitiren Daishonin no Ryojussen, poderão nos criticar dizendo: Os jovens da era de Mappo são incapazes e desanimados.”

Como podemos dizer que temos a relação de Bodhisattvas da Terra?

 Levantem-se, jovens!

Lutemos, jovens!

Então, com quem e como devemos lutar? 
 

1º Devemos ensinar a eternidade da vida e o poder do Gohonzon para todas as pessoas.

Devemos ser portadores da “armadura da perseverança” e da “espada da benevolência” para conseguirmos a revolução humana e os grandes e eternos benefícios. 

2º Devemos ensinar aos heréticos que, segundo a “Tese Sobre a Pacificação da Terra Através do Estabelecimento do Verdadeiro Budismo”, a principal causa da infelicidade é a falsa ideologia ou a religião herética. Por isso, os deuses budistas e os sábios afastaram-se do país, deixando nossas terras em conflito. Para extinguir essas ideologias e religiões heréticas, devemos avançar munidos de sabedoria, e com a espada da dedicação e da coragem. 

3ºÉ uma luta para amarmos o povo. Como um jovem que não ama seus pais pode amar um estranho?

É a luta pela revolução humana na qual vencer a nós mesmos, capacitando-nos com a benevolência do Buda
 
 

 E ainda recomendo para o comportamento dos jovens: 
 

Levantar-se com a convicção na fé inabalável; possuir fé e prática constante e reconhecer o Gohonzon e Nitiren Daishonin como Soberano, Mestre e Pai;  ter paixão na sua missão como Bodhisattvas da Terra. 

2º Exercitar-se na prática e no estudo, com base no Gosho de Nitiren Daishonin; ser esclarecido no budismo; reconhecer o “momento oportuno”; reconhecer o “objetivo de Nitiren Daishonin” e de “Nikko Shonin”, considerando-o como o nosso próprio objetivo. 

3º No comportamento e na atitude, nunca devemos empregar a violência, mais sim agir com bom senso. Com dignidade, magnanimidade e coragem devemos avançar contra os falsos ideais. 

4º Devemos exercer os cargos com responsabilidade, para obter o verdadeiro espírito da Soka Gakkai. Devemos consolidar o laço de companheirismo pela realização do Kossen-rufu. 
 

Esta é a etapa para o Kossen-rufu. É agora a época favorável para a propagação do Verdadeiro Budismo.

Por isso, surgem os Sansho Shima. 


Não se assustem com o mundo de hoje! – são palavras de Nitiren Daishonin. 


Portanto, meus jovens, devemos vencer os obstáculos com o mesmo pensamento de Kossen-rufu, nunca afastando do Gohonzon, e lutando contra os conflitos como um jovem combatente para ser louvado por Nitiren Daishonin. 

Morrer como um tolo é vergonhoso.

Ser louvado por Nitiren Daishonin é uma glória.

Renovando a decisão de momento a momento, dediquem a sua vida dignamente ao Gohonzon. 
 

1 de novembro de 1951

Jossei Toda

  voltar