“Bhikkhus
(monges), há quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo.
Quais quatro? Aquela que não pratica nem para o seu próprio benefício e
tampouco para o benefício dos outros. Aquela que pratica para o benefício
dos outros mas não para o seu próprio benefício. Aquela que pratica para o
seu próprio benefício mas não o benefício dos outros. Aquela que pratica
para o seu próprio benefício e também para o benefício dos outros.
“Tal como um pedaço de lenha de uma
pira funerária, ardendo em ambas pontas e suja de excremento no meio, não
pode ser usado como madeira no vilarejo ou na floresta, eu lhes digo que
esse é um símile para o indivíduo que não pratica nem para o seu próprio
benefício e tampouco para o benefício dos outros. O indivíduo que pratica
para o benefício dos outros mas não para o seu próprio benefício é o
superior e mais refinado dos dois. O indivíduo que pratica para o seu
próprio benefício mas não para o benefício dos outros é o superior e mais
refinado dos três. O indivíduo que pratica para o seu próprio benefício e
também para o benefício dos outros é, entre os quatro, o principal, o
cabeça, o mais destacado, o superior e supremo. Da mesma forma como da vaca
se obtém o leite, do leite o creme de leite, do creme de leite a manteiga,
da manteiga a manteiga líquida, e da manteiga líquida a nata da manteiga
líquida; e desses, a nata da manteiga líquida é considerada o principal –
assim também, desses quatro, o indivíduo que pratica para o seu próprio
benefício e também para o benefício dos outros é o principal, o cabeça, o
mais destacado, o superior e supremo.”
“Essas são os quatro tipos de pessoas
que podem ser encontradas no mundo.”