Relato de Experiência
Tereza Harumi Yamanaka


Meu nome é Tereza Harumi Yamanaka e pratico o budismo de Nitiren desde o Brasil. No mês de julho de 2000, separada de meu marido, mudei para um novo apartamento junto com os meus três filhos. Até então, morava com o meu ex-marido, a ex-sogra, avó e o irmão dele. A desarmonia era uma constante e os familiares do meu ex-marido me criticavam todos os dias. Algumas vezes, era devido a minha pronúncia incorreta do japonês; outras, devido a minha forma de arrumar a casa; ou seja, sempre havia um motivo para críticas. Apesar disto, fazia todos os afazeres da casa sozinha, ao mesmo tempo que cuidava dos meus filhos, sendo a menor com apenas 1 ano de idade. Tinha sempre em mente que precisava me esforçar para conquistar a confiança dos familiares do meu ex-marido.

Para a minha surpresa, ele pediu a separação. Sentindo-me sufocada por toda esta situação, aceitei sob a condição de manter a guarda dos meus filhos e receber a pensão merecida por lei. Apesar dele ter aceito estas condições, logo após a minha mudança, ele começou a negligenciar a pensão para os filhos.

Nesta época, mudei de comunidade dentro da organização japonesa e a responsável de bloco, sra. Ito, vendo o meu sofrimento, incentivou-me a buscar uma orientação com os líderes veteranos. Certo dia, a sra. Takada, que reside perto do meu apartamento, veio me comunicar que havia encontrado com um membro brasileiro e no mês de outubro, pude ir até a sede da SGI, em Shinanomachi, onde soube da existência do grupo Esperança.

Logo, entrei em contato com os responsáveis da província de Kanagawa, sr. e sra. Oishi, e através destes novos incentivos, decidi a recitar uma hora de daimoku diário e participar nas reuniões da minha localidade. Com muita alegria, participei na Primeira Convenção dos Membros da BSGI no Japão, e senti estar na minha terra natal. A sra.Ito, que foi junto comigo, ficou bastante comovida e sentiu a razão do presidente Ikeda elogiar os membros brasileiros como exemplos do kossen-rufu mundial.

No dia seguinte, o meu ex-marido deu a entrada no processo de divórcio. Recitando o daimoku, não pude evitar as minhas lágrimas, mas, logo em seguida, a minha filha caçula veio ao meu lado e sorrindo me deu um abraço. Neste momento, refleti sobre a minha postura e decidi lutar pelos meus filhos e transformar o meu carma.

Nas escrituras de Nitiren consta a seguinte passagem: "Eu e meus discípulos, mesmo que ocorram vários obstáculos, desde que não se crie dúvida no coração, atingiremos naturalmente o estado de Buda. Não duvidem dos benefícios do Sutra de Lótus, mesmo que haja proteção dos céus. Não lamentem a ausência de segurança e tranqüilidade na vida presente. Embora tenha ensinado dia e noite a meus discípulos, todos, criando a dúvida abandonaram a fé. O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas cruciais o que prometera nas horas normais".

Alguns dias depois, dialoguei com o responsável da província de Kanagawa, sr. Miura, que incentivou-me em três pontos: de renovar o meu espírito no meu gongyo e daimoku; de transformar o ódio pelas pessoas que me magoaram em benevolência, pois estas pessoas não estão conseguindo romper as barreiras do carma e por último, de tomar todas as atitudes legais sobre a pensão dos meus filhos em prol da segurança deles no futuro.

Em uma passagem o presidente Ikeda incentiva as mulheres dizendo: "As senhoras não devem chorar como antigamente, é preciso ser forte e sempre avançar". Assim, consegui com que o meu ex-marido conseguisse cumprir o pagamento da pensão dos nossos filhos, deixar o ódio de lado e aprimorar na minha prática da fé. Hoje, posso dizer que consegui dar um grande passo em minha vida, e embora esteja ciente da existência de novos obstáculos, tenho a convicção de que com a prática budista irei enfrentá-los e vencê-los. Não posso de deixar de agradecer a toda a família Soka, brasileiros e japoneses, que me incentivaram durante toda esta jornada. Muito obrigada.

Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão

Volta a seção de Artigos

 As Mais Belas Histórias Budistas
http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/  - contato@maisbelashistoriasbudistas.com