Tokusho Doji e Musho Doji


De acordo com o Sutra Zoagon Sakyamuni estava certa vez peregrinando nos arredores da cidade de Rajaghra quando se aproximou de dois meninos que brincavam na lama. Os meninos observando as assim chamadas “trinta e duas feições características de um grande homem” que se dizia possuir o Buda, não tendo nada a oferecer, decidiram oferecer a ele,  bolos de lama. Tokusho Doji ofereceu-os a Sakyamuni enquanto o mais jovem, Musho, juntou suas palmas num gesto de reverência. Sakyamuni recebeu o presente de bolo de lama com um sorriso. O discípulo Ananda, que o acompanhava, perguntou-lhe por que sorrira, tendo-lhe respondido: “Tenho uma razão para sorrir, Ananda, e deixa-lo-ei saber:

Cem anos após a minha morte, este menino tornar-se-á um rei em Palatiputra, que governará por todas as regiões, seu nome será Asoka e governará através da Lei Verdadeira.”

Diz-se que Tokusho Doji renasceu como Rei Asoka e Musho Doji como sua mulher ou como irmão.


"Um espírito honesto e dedicado brilha como um diamante e isso toca o coração das pessoas. Isso porque uma chama ardente brilha em seu interior. Se somos sinceros, as pessoas compreenderão nossas intenções, e nossas qualidades positivas serão irradiadas. Não há sentido algum deixar-se levar pelas aparências externas" 
(Daisaku Ikeda)
 

ind.jpg (2066 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com
e-mail: contato@maisbelashistoriasbudistas.com